sábado, 23 de janeiro de 2016

O preconceito é o filho da ignorância...

Hello ...

O post de hoje vem falar sobre o preconceito, o tema do meu próximo livro. Essa semana abri minhas redes sociais e vi duas noticias que me deixaram completamente estarrecidas com a atitude de algumas pessoas.

Sério?!? Em pleno século XXI e ainda existe preconceito?!? Sim, existe!

A primeira noticia foi a foto da cantora Preta Gil vestida em um look coladinho, deixando expostas suas pernas. Criticaram a cantora por exibir marcas de celulites ( que não são de sua exclusividade ), a ofenderam por ela se amar e se aceitar sem se sentir na obrigação de seguir padrões de beleza que a sociedade e a mídia impõe.

A segunda noticia foi sobre a esponja de um boneco negro utilizado para lavar a louça na nova casa do BBB16, isso deu o que falar nas redes sociais. Vi pessoas negras insultando brancas que viram a imagem do boneco não relacionada ao preconceito e brancas insultando negras por achar que tudo hoje é preconceito.

Sou negra, me orgulho da minha cor e posso dizer com certeza que em momento algum me senti ofendida com a imagem do boneco, porque eu sei que sou muito mais do que a sociedade impõe nos seus padrões de beleza. Carrego em minha cabeça cabelo crespo e não palha de aço, tenho amigas loiras e elas não são burras e tenho amigos a cima do peso que esbanjam disposição. Os negros, pessoas a cima do peso, homossexuais, deficientes físicos, entre tantos outros que vivem em um mundo preconceituoso sabem das suas lutas diárias e de tantas dificuldades que passamos no dia a dia. A humanidade não tem mais amor e respeito ao seu próximo, a partir do momento que a cor da sua pele, o numero do seu manequim, sua opção sexual   se tornam mais importante do que seu caráter nos faz repensar sobre o legado que o criador nos deixou : "Amaras á teu próximo como a ti mesmo."        

Aquilo que para mim e para você parece algo banal pode machucar o outro, mas, não pensamos assim, achamos normal a forma que o outro é atingido e nos esquecemos que do outro lado, seja ele negro, seja ele branco, homossexual há um ser humano, que como eu e você, tem sentimentos. Porque somos assim, aquilo que não invade o meu espaço e o seu, que não nos atinge, apenas o outro é legal, é normal, é engraço e não é preconceito , mas, se nos colocarmos por um minuto no lugar do nosso semelhante, podemos sentir na pele o que aflige o outro. Quem nunca levou um apelido quando criança? Foi legal? Como é que você se sentiu? Analise um pouco ... Chato, né ? Chato recordar dos seus amiguinhos rindo de você, você ser motivos de piadas sem graça, mas eles se divertiam, achavam graça, pois, era com você e não com ele. É assim que aquele que sofre preconceito se sente. Está faltando amor e respeito entre as pessoas, porque o amor não vê raça, cor, condição social, opção sexual e nem religião. Respeite o espaço do próximo assim como você deseja que o seu seja respeitado.  



" O preconceito é o filho da ignorância ."

O preconceito leva a discriminação, à marginalização e à violência.

  Diga não ao preconceito, mas respeito e mais amor por favor.


Equipe D.R.

Um comentário: